Análise do site The Le@rning Federation

Numa época em que a escola está a sofrer grandes alterações, o seu papel não se limite apenas a transmitir conhecimentos, mas também a preparar a integração do aluno na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Efectivamente, é necessário que esta assume uma atitude pró-activa no sentido de integrar novas práticas que levam ao uso criterioso de novas ferramentas.
Parta tal, o papel do professor torna-se fundamental. Este deve desenvolver uma prática de forma a integrar as novas tecnologias na sala de aula, em apoio a tarefas de aprendizagem. De forma, a poder auxiliar o docente, muitos programas governamentais, financiados ou não por empresas privadas, vão sendo desenvolvidos através da implementação de um Plano Tecnológico devidamente adaptado à realidade de cada país.
Actualmente, existe uma preocupação a nível global em promover a implementação das Tecnologias de Informação e Educação (TIC). Proliferam cada vez mais sites institucionais cujo objectivo é promover diferentes iniciativas.
Um destes exemplo é The Le@rning Federation. Este espaço resulta da colaboração entre os Ministérios da Educação da Austrália e da Nova Zelândia e tem o objectivo de fomentar a colaboração no desenvolvimento e partilha de conteúdos digitais de forma gratuita e acessível a todos os agentes da educação, sejam eles professores ou alunos.
Os recursos disponibilizados neste espaço digital têm por objectivo envolver, motivar, apoiar discentes no seu percurso de ensino/ aprendizagem, apoiar docentes na sua prática diária, tornando quer docentes e discentes, parte integrante de uma comunidade de aprendizagem. Neste intuito foram criadas infra-estruturas para a produção de recursos digitais educativos, com base em normas, especificações e processos de forma a garantir a qualidade e a melhoria as capacidades das escolas.
A cooperação entre estes dois países, que partilham a mesma língua, é um bom exemplo de uma possível prática de sucesso a ser desenvolvida por outros países. Esta seria uma boa estratégia para o nosso país implementar a partir da celebração de parcerias com os países de Língua Oficial Portuguesa como Brasil entre outros. A partilha quer de experiências, quer dos custos é sempre uma mais-valia, visto que promove um enriquecimento sócio – cultural e uma melhor gestão destes processos de forma a resolver a falta de condições económicas e logísticas. No entanto, esta caminhada deve ser feita de forma integrada e coerente de forma a conduzir a escola para o sucesso, eficácia e qualidade no sentido de construir uma Sociedade da Informação.

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